Vacinação para Todas as Idades

Apesar da maioria das pessoas acreditar que a vacina é somente para crianças, cada idade tem suas indicações, desde o bebê prematuro até o idoso, sendo muito importante conversar com o médico pediatra, clínico, infectologista, cardiologista, pneumologista, endocrinologista, ginecologista, geriatra, entre outros.

A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas também na proteção de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para evitar a circulação de doenças e o retorno de doenças já erradicadas. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais vacinas você e seus familiares idosos devem tomar. Existe um calendário de vacinação específico para recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos, idosos, pacientes especiais e ainda para gestantes.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Fonte: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/importancia-da-vacinacao